Com uma simpatia incontestável, Gilse foi capaz de despertar todos os tipos de sentimentos na plateia, que não imaginava que teria naquela noite uma verdadeira aula de luta e devoção a conquista da democracia no Brasil.
Histórias que levavam em certas horas até um tom comedido, descreveram os anos de luta a qual se dedicou Gilse em sua adolescência, e que foram tão bem aceitas que fizeram com que a palestrante fosse carinhosamente denominada como guerreira por vários presentes na plateia.
Conquistas, derrotas, peripécias e glórias eram denominadores certos de suas palavras.
Os risos dos relatos de sua relação com o pai se contrastavam com as lágrimas ao falar das várias torturas sofridas na ditadura, porém no final tudo se transformava em uma verdadeira comoção plateia. Gilse foi capaz de gerar fortes sentimentos de patriotismo ao falar sobre suas conquistas políticas, e isso foi confirmado nas emocionadas palavras de Jussara Maria (foto a direita), aluna de jornalismo da Estácio de Sá. " Você desperta em nós mulheres, um orgulho de ser brasileiro, obrigado! ", disse Jussara.
Jussara foi uma porta-voz dos muitos presentes naquela plateia que com certeza diriam as mesmas palavras. Os aplausos de pé que pareciam intermináveis e os gritos entusiasmados de todos, coroaram a noite em que Gilse fez com que todos conhecessem o seu verdadeiro olhar feminino sobre o ano de 68.
Créditos:
Fotos / Texto (Leandro Pedrosa)